GLOCK 19
Gen5 9mm

A pistola de eleição das forças de segurança portuguesas é absolutamente incrível. Compacta, leve e muito prática. Esta nova geração trouxe muitos novos upgrades. O novo acabamento nDLC dá ao cano uma proteção com mais durabilidade (proteção contra corrosão e arranhões) do que os acabamentos utilizados nas gerações antigas. Nesta geração existiu ainda um aprimoramento do cano fazendo com que os tiros sejam mais precisos, novo mecanismo de gatilho e até novas miras e remoção dos sulcos dos dedos (permite um saque mais rápido principalmente utilizando luvas)
Dados técnicos:
- Calibre: 9x19mm
- Capacidade: 15 munições + 1
- Peso: sem carregador 600g , com carregador vazio 670g, com carregador cheio 855g
- Comprimento: 18,7 cm
- Preço: 700€
FN SCAR-L 5.56
A NOVA ESPINGARDA DE ASSALTO DO EXÉRCITO PORTUGUÊS
Vivemos num mundo globalizado em que os teatros de operacções se têm mostrado cada vez mais perigosos e intensos. As capacidades do inimigo multiplicam-se e é necessário fazer face a essas ameaças. Atualmente, as Forças Armadas Portuguesas (FA) estão presentes em diversos cenários. O mais mediático é a já conhecida por todos nós, a República Centro Africana. Face a esta evolução constante e incessável surgiu a necessidade das FA fazerem um update ao seu armamento nomeadamente a nossa querida velhinha "G3". A escolha caiu nesta emblemática FN Scar-L. Primeiro vamos às suas especificações!
- Calibre: 5.56x45mm;
- Sistema de funcionamento: Gas operated, rotating bolt, short stroke piston;
- Seletor de tiro: Segurança, Semi-automático ou automático;
- Alimentação: carregadores de 20, 30, 40 munições ou um tambor de 60 (compatíveis com armas do tipo AR15);
- Cor: Flat Dark Earth (castanho);
- Cadência de tiro: 550-650 disparos por minuto ;
- Comprimento do cano: 14.5'' (368,3mm) ;
- Peso (sem carregador): 3.5 kg ;
- Comprimento total com: - Coronha totalmente estendida: 903mm; - Coronha totalmente encolhida: 840mm; - Coronha dobrada: 655mm.
Bem, vamos lá a isto então. Em primeiro lugar, é preciso afirmar que esta espingarda vai aumentar e muito o poder de combate das nossas FA. Ao passar de um calibre de 7,62x51mm da HK-G3 para 5,56x45mm da FN Scar-L, é muito mais fácil acertar no inimigo visto que é mais acessível corrigir o desvio do tiro que efectuamos. Trocado por miúdos, como não sentimos "coice" ao fazer tiro, temos mais noção do tiro que fazemos e onde acertamos o que nos permite corrigir facilmente o nosso tiro. A modernidade da mesma permite-lhe estar presente nos mais arriscados teatros de operações em todo o mundo. É uma arma fiável, fácil de manusear e bastante precisa.
A espingarda está por exemplo ao serviços das Operações Especiais do Exército Francês (Commandement des Opérations Spéciales - COS).
O Exército Português, em breve irá começará a ser equipado
com esta fantástica espingardas de
assalto , a SCAR-L em calibre
5,56x45mm.
Se ficaste interessado(a) neste pequeno artigo confere já o fantástico artigo feito pela Online Tactical Magazine da Warriors em: https://warriors.pt/category/revistas/revistas-warriors-2019/
Créditos da fotografia: https://www.warriors.pt

REGRAS DE SEGURANÇA
Falamos de armas, temos a obrigação de falar sobre segurança. Muitos polícias e militares já sabem que existem regras fundamentais no que toca ao manuseamento de armas. Bem, pode parecer simples mas não é. No nosso ponto de vista existem 3 regras fulcrais quando manuseamos armas:
- Considerar que a arma está sempre carregada;
- Apontar a arma apenas para algo que se quer destruir;
- Colocar o dedo no gatilho apenas quando a arma já estiver enquadrada com o alvo.
Vamos à análise destes 3 pontos. Se consideramos que a arma está sempre carregada a nossa atenção sobre a mesma é redobrada o que nos permite ter mais cuidado. Devemos também apontar apenas para algo que queremos destruir para ssim evitar acidentes contra algo ou alguém a quem não queremos magoar. Por fim, devemos apenas colocar o dedo no gatilho quando temos o enquadramento feito com o nosso alvo, caso contrário, com a tensão e stress do momento podemos disparar de maneira fortuita.
